Notícias - ALTERAÇÃO À LEI DE MINAS - DL 10/2022, de 12/01
18/01/22
ALTERAÇÃO À LEI DE MINAS - DL 10/2022, de 12/01
A ANIET, juntamente com várias associações do Setor dos Recursos Minerais, criticaram a promulgação pelo Presidente da República das alterações à lei respeitante aos depósitos minerais, manifestando a sua posição de desagrado e total incompreensão considerando que as alterações vão originar profundas restrições que dificultam o acesso aos recursos minerais em Portugal, restringindo a atividade de prospeção e pesquisa e a possibilidade de extração mineira em praticamente todo o país e sobre o qual acrescem fundadas dúvidas sobre a constitucionalidade do próprio Decreto-Lei n.º 30/2021, agora alterado.
As alterações são penalizantes e castradoras de toda uma cadeia de valor nacional. Sendo um diploma que devia regular a atividade e proteger os depósitos minerais, não se compreende a promulgação de alterações profundas, propostas pelo parlamento, apressadamente e após anúncio da dissolução do mesmo, que passam a restringir a base de toda a cadeia de valor de matérias-primas minerais. Esta promulgação contraria decisões recentes da União e da Comissão Europeias, que defendem o aumento da produção de matérias-primas minerais dentro do espaço europeu, assegurando, assim, cadeias de valor mais autónomas, seguras e sustentáveis.
A ANIET manifestou assim a sua oposição a esta legislação, quer na fase de consulta pública, quer através de vários comunicados, acompanhando a generalidade das demais associações do setor, empresas, Universidades e diversos outros atores do setor, que se manifestaram igualmente contra a sua publicação.
A ANIET continuará empenhada no sentido de conseguir reverter esta decisão tão breve quanto possível.
Algumas notícias relacionadas:
Presidente da República promulga Lei de Minas:
https://www.publico.pt/2022/01/01/economia/noticia/presidente-promulga-alteracoes-lei-minas-1990449
Observador:
ECO/SAPO:
Público:
Notícias ao Minuto:
https://www.noticiasaominuto.com/pais/1909385/alterao-lei-das-minas-em-vigor-5-feira
Lusa: