Notícias - SISTEMA DE GESTÃO DE TRANSPORTE DE ARMAS, MUNIÇÕES E EXPLOSIVOS (SIGESTAME)

12/10/20

SISTEMA DE GESTÃO DE TRANSPORTE DE ARMAS, MUNIÇÕES E EXPLOSIVOS (SIGESTAME)

Por ofício de 14 de Setembro, a Direção da PSP, solicitou às empresas fornecedoras de explosivos que a requisição da monitorização do transporte fosse efetuada com a antecedência mínima de 2 dias úteis acompanhada de toda a informação necessária.

Tendo a ANIET e a AP3E tomado conhecimento, através dos seus associados, da pretensão da PSP de alterar o prazo para a comunicação dos pedidos de monitorização do transporte de explosivos, por parte dos operadores económicos que aderiram ao SIGESTAME para 2 dias úteis, decidiram as duas associações apresentar uma exposição à Direção da PSP, alertando para as implicações que esta pretensão iria ter nas empresas.

A necessidade de os utilizadores serem obrigados a efetuar as encomendadas com maior antecedência (uma vez que os próprios distribuidores também precisam de tempo para a processar), quando ainda estão a decorrer os trabalhos de perfuração, faria com que as empresas fizessem a encomenda com base numa estimativa, o que levaria a pedidos desajustados das necessidades que, no limite, poderiam propiciar situações de risco graves.

Acontece, porém, que várias vezes surgem situações de avaria de máquinas, alterações do maciço rochoso, ou mudanças climatéricas (por exemplo, chuva), que obrigam a alterar o tipo de produtos e/ou quantidade.

Foi ainda proposta pelas duas associações, uma solução que permita no futuro, o carregamento direto da informação numa plataforma da PSP, permitindo assim evitar duplicação de trabalho e deixar apenas para a PSP a verificação e validação da informação, permitindo mesmo reduzir os prazos de comunicação.

A ANIET informa que a nossa proposta foi bem acolhida pelo Senhor Diretor do DAE, que pediu apenas a colaboração dos operadores, para a possibilidade de envio antecipado e sempre que possível, mas sem qualquer obrigatoriedade.